História

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) é uma autarquia federal de ensino, fundada em 1909, reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade nas modalidades de Ensino Médio, Técnico, Superior e Pós-Graduação.

Durante seus 105 anos de história, recebeu diversos nomes, como Escola de Aprendizes e Artífices, Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Com a transformação em Instituto Federal de São Paulo, em dezembro de 2008, passou a ter relevância de universidade, destacando-se pela autonomia. A partir desta mudança, o Instituto Federal de São Paulo passou a destinar 50% das vagas para os cursos de ensino médio e técnico e no mínimo 20% das vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática. Também oferece cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação. Além dos cursos presenciais, o Instituto Federal de São também oferece cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD).



O IFSP é organizado em estrutura de multicampi, possui aproximadamente 24 mil alunos matriculados nos 38 câmpus e mais de 4 mil alunos matriculados nos 19 polos de educação a distância distribuídos pelo estado de São Paulo.

A FECITEC 2018, nasce da evolução da Feira Anual Técnico-Científica do campus Cubatão (FATIF) que teve sua primeira edição no mê de outubro de 2013, organizada pelo Grêmio Estudantil Chico Mendes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.




Já a segunda edição da FATIF ocorreu nos dias 16 e 17 de outubro de 2014 e contou com a organização da Diretoria de Pesquisa, Inovação e Extensão, da Coordenação de extensão e do Grêmio estudantil do campus Cubatão. A II FATIF teve grande repercussão regional e contou com a cobertura da imprensa local.






A terceira edição da Feira Anual Técnico-Científica do IFSP - campus Cubatão (FATIF) aconteceu no dia 23 de outubro de 2015, fechando as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Participaram da III FATIF, escolas e alunos da região da Baixada Santista.




Na IV FATIF, mostrada na Figura 6, alunos do Ensino Médio e do Ensino Técnico, de escolas públicas e particulares da Baixada Santista apresentaram seus trabalhos, o evento teve como objetivo incentivar jovens estudantes do Ensino Médio e técnico a iniciar pesquisas científicas em diversas áreas do conhecimento, tendo como principal meta incentivar a criatividade e a inovação dos estudantes, buscando despertar vocações científicas e/ou tecnológicas.